Pular para o conteúdo principal

Copa 2 de Julho garante renda extra a trabalhadores do comércio

A Copa 2 de Julho de Futebol sub 15, que já está na fase semifinal, além de proporcionar um momento de lazer à população, é uma ótima oportunidade, para muitos trabalhadores, de ganhar uma renda extra ou aumentar o lucro com a atividade. Essa realidade pode ser observada nestes 12 dias que já dura a competição (o jogo final está marcado para quarta-feira, dia13) nos 11 municípios que sediaram jogos, quando muitos ambulantes aproveitaram o momento para reforçar a renda do mês. 


A vendedora ambulante Nilma Rodrigues, de 46 anos, moradora de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), comemora o ganho que teve durante as 10 partidas realizadas no estádio do município. Normalmente, Nilma vende lanche, bebidas, geladinho, dentre outros itens, nas ruas de Lauro, mas com o início da competição, transferiu seu ponto de venda para dentro do estádio municipal entre os dias 2 e 8 de julho.

A estratégia foi acertada. Segundo conta, as vendas aumentaram a renda, o que serviu para pagar despesas atrasadas. “Só com o geladinho (sorvete no saquinho) vendido durante os jogos aqui no estádio, eu consegui arrecadar 400 reais para o pagamento de aluguel atrasado”, disse. Nascida em Belém do Pará, Nilda veio para Bahia há três anos para casar com o atual marido, que é baiano. “A pessoa só passa fome se quiser. A Bahia é minha casa e eu estou feliz com a minha moradia”, revelou.

O vendedor de sorvete, Diones Silveira estava feliz com público, na partida desta segunda-feira (11), entre Bahia x Vitória, no estádio de Pituaçu. “Mesmo sendo categoria de base, o público veio e eu estou conseguindo vender meu sorvete. Com certeza, com a realização dessa competição, eu vou voltar pra casa com saldo positivo no bolso”, sorriu.

Outro que aproveitou a competição para aumentar os negócios foi o ambulante Luan dos Santos, morador de Lauro de Freitas. Além do tabuleiro, onde comercializa variados tipos de doces e balas, ele carrega uma sacola com saquinhos de amendoim cozido. “Todo ano eu trabalho na Copa 2 de Julho. A gente para um pouquinho para assistir o jogo e ainda ganha um dinheirinho”, contou ele, que durante o ano vende os mesmos produtos na praia.

No interior do estado, a oportunidade de garantir uma renda extra com a realização do torneio também não é desperdiçada. Em Madre de Deus, muitos ambulantes trocaram as areias das praias, onde vendem seus produtos, pelo estádio municipal. Dona Marizete Santos foi umas que aproveitaram o estádio cheio, na partida entre Flamengo x Vasco, no último sábado, válida pelas quartas de final do torneio, para fazer seu comércio de bebidas e lanche. “O movimento está muito bom aqui. Nesse período de chuva, com pouco movimento na praia, o estádio se tornou nossa principal fonte de renda”, revelou.

O torneio é uma das principais vitrines do futebol nacional e é considerado uma das maiores competições da categoria da América Latina. Nesta edição, reuniu 40 equipes, totalizando cerca de mil atletas que disputaram 95 jogos na capital e em outros dez municípios do interior. A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Secretaria de Turismo (Setur), com apoio da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP) e da Federação Bahiana de Futebol (FBF).


Ascom/Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
11.07.2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa 2 de Julho: fase eliminatória começa neste sábado e promete emoção

A Copa 2 de Julho chega a fase decisiva. Com o final da primeira fase, as equipes já conhecem os adversários das oitavas de final da maior competição Sub-15 do país. Clubes tradicionais do país e a Seleção Brasileira da categoria garantiram classificação. GRUPO A Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira dominou o grupo A e confirmou seu favoritismo. A equipe do técnico Dudu Patetuci se classificou por antecipação. Destaque para a goleada na Academia Suzarte, por 11 a 0. Quem garantiu a segunda vaga foi o Fortaleza, que acumulou três vitórias e uma derrota. Seleção de Sento Sé, CEFAC / Maragogipe e Academia Suzarte fecham a classificação . GRUPO B Com uma das principais divisões de base do país, o Flamengo venceu todos os quatro jogos. O Rubro-Negro Carioca aplicou a maior goleada da competição, ao derrotar por 13 a 0 a Seleção de Mata de São João, que terminou na última posição. O Itabuna se classificou com a segunda melhor campanha, com sete pontos ganhos. Na terceira e quar

Oitavas de final da Copa 2 de Julho será realizada nesta sexta, dia 06

Oito jogos serão realizados na manhã desta sexta, todos com entrada gratuita. Já diz o ditado: Futebol é uma caixinha de surpresas! Mas a na Copa 2 de Julho de sub 15 não. A quantidade de zebras no torneio cabe em uma caixinha de fósforo. Das 16 equipes que continuam na briga pelo título, todos os favoritos ficaram em primeiro lugar em seus grupos. Mesmo assim, é difícil, portanto, fazer alguma previsão exata sobre esse favoritismo. Equipes tradicionais como Bahia, Vitória e Sport classificaram em segundo lugar nos seus grupos, mas ainda estão na briga.    Nesta fase de mata-mata, as equipes que avançaram em primeiro lugar do grupo têm a vantagem de jogar pelo empate. São elas: Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Atlético Mineiro, Comercial (MA), Porto Caruaru (PE), AF Angola e Confiança (SE). As oito partidas serão realizadas na manhã desta sexta-feira, dia 6. Veja os confrontos e os horários abaixo.   Dos 40 times que iniciaram a competição, apenas 16 conti

Seleção Brasileira, Palmeiras e Flamengo confirmam favoritismo vencendo seus jogos pela manhã

  Após descansarem na segunda rodada da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, equipes tradicionais do futebol brasileiro, como o Flamengo e o Palmeiras, e do futebol baiano, além da Seleção Brasileira, entraram em campo na manhã desta terça-feira, 04 e saíram vencedores, retomando a liderança dos seus gripos. Com dez jogos pela manhã, a terceira rodada segue pela tarde com os seis confrontos restantes nas praças esportivas de Dias D’Ávila, Feira de Santana e Simões Filho. A competição, organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), faz parte das comemorações do Governo do Estado pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Neste ano, 253 equipes de 205 municípios baianos e de mais 8 estados brasileiros participam da maior competição de base do país.   Jogos   No Estádio de Pituaçu, a Seleção Brasileira teve um jogo muito disputado contra a equipe do Fortaleza. O Brasil abriu